Mata Bicho

http://www.flickr.com/photos/ajanica/
Mata-bichanço, aprendi ontem, não se trata de tomar o pequeno almoço mariquinhas composto de cereais e leite, ou a sande de manteiga e café com leite, como eu pensava. O mata-bicho, ou mata-bichanço é o copito de aguardente que os campeões, de mãos calejadas e pele curtida pelo sol, tomavam logo pela manhã na taberna, antes de ir para o trabalho.
Entretanto apareceram as máquinas (cafeteiras) de café, passando os trabalhadores a beber um copo de aguardente e um café.
O progresso não parou por aqui, em breve apareceram as pastelarias com os seus bolos e galões, logo atrás vieram os salões de chá, com as suas torradas, docinhos variados, guardanapos e toalhas de pano nas mesas.
Resultado do progresso? Pessoal a chegar tarde ao trabalho, desculpas para fazer pausas para irem ao café e um aumento de doenças várias devido ao ambiente propício para o bichanço que os bolos, galõezinhos e cházinhos de ervas, criam.
Outro péssimo resultado, a falta de resistência que criámos para a aguardente,assim como os homens depilados e mulheres sem bigode.
O progresso transformou este belo país numa terra de bêbados bechigosos que não servem para tirar fotocópias, quanto mais para lavrar a terra.

18 comentários:

Sisnando disse...

Vê-se que é uma senhora jovem...

;)

Rodovalho Zargalheiro disse...

Diria mais... Vê-se que é uma leide :)

Rodovalho Zargalheiro disse...

Não esquecer a saborosa e nutritiva sopa de cavalo cansado, o pequeno almoço dos pequenitos, que ainda eram demasiado novos para o mata-bicho.

Vício disse...

havia também o habito de, quando a sopa estava quente, rega-la com tinto para arrefecer...
havia lá bicho que resistisse? matavam-se todos!

Nawita disse...

Sisnando,

leide nova, senhora é a minha mãe ;)

RZ,
eles comiam essa sopinha porque acompanhavam as mães ao trabalho, as senhoras precisavam de paz enquanto trabalhavam a terra, cuidavam dos animais e outras coisas que se fazem no campo.
A sopa fazia dormir, matava os bichinhos, fazia crescer o pelo e retirava qualquer vontade de mudar de vida que os putos pudessem ter.

Nawita disse...

Vício,

essa não conhecia, caramba, aquilo é que eram tempos. Não havia gente doente, como agora. Passavas do saudável trabalhador, que contribui para a sociedade, para o morto.

Malena disse...

Um bom mata-bicho foi sempre apreciado nas aldeias de Portugal!
Até as crianças tinham direito a chupetas enroladas em trapos encharcados em vinho adoçado com açúcar para ficarem calminhas e deixarem as mâes entregues á lida!
E concordo com os comentadores anteriores, se só agora soubeste o que é o mata-bicho é porque és muito jove!! ;)

Sisnando disse...

:))

Anotado!

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOL :D aaah, já sei o que aconteceu às minhas fotocópias, então...

Nawita disse...

Malena,

sem falar que aliviava as gengivas quando os dentes começavam a aparecer.

Não vos quero induzir em erro no que diz respeito à minha idade, vou então ficar calada.

Ana,
não te lembravas onde as tinhas deixado?

Roque disse...

Em rapazola, no auge da minha adolescência, foi adepto e praticante do mata-bicho original (só o bagaço ao nascer do sol), pelo menos duas vezes, que me lembre. Os três e únicos pêlos que tenho no peito são desse tempo...

Isa disse...

Haviam de haver mais homens como tu, Roque ...



Eu cheguei a comer sopas de cavalo cansado, feitas pela minha avó que Deus tem.Não me lembro muito bem que era canininha, mas acho que aquilo é basicamente pão e vinho tinto. Daí a minha resistência ao alcóol, até aos dias de hoje. Daí também o facto de não me lembrar muito bem de quase nada a partir daquela bebida que, consoante o seu teor alcoólico, despoleta em mim aquela lembrança.
Não é, por conseguinte, que esteja bêbeda, estou é muito traumatizada. Muito.

Ana disse...

nawita, estava mais a referir-me à tua frase "bechigosos que não servem para tirar fotocópias" :D

Ana disse...

Oh pah... só eu é que nunca mata bichei à maneira original e nunca comi sopas de cavalo cansado... :(

seguindo a lógica da Isaíta, deve ser por isso q caio redonda no chão só com um shot de vodka... (num bar onde costumava ir eram famosas as "alminhas" -eram, porque da última vez q lá fui já não sabiam o q isso era...- um shot de vodka pura acompanhado de uma trinca em meio limão polvilhado com metade açucar metade café em pó... :D).

o anão gigante disse...

Agora que já deslindaste o mata-bicho podes fazer um escrito sobre "tocar ao bicho"? Ninguém me explica do que se trata :(

Nawita disse...

Tocar ao bicho?
nunca ouvi falar. vou investigar.

K disse...

Porra juro juro q nao fiz de proposito.e que nem vi
http://umanovadesordempublica.blogspot.com/2011/03/gosto-muito.html

Nawita disse...

K,

no worries.
olha lá, sabes o que é tocar ao bicho?