http://www.flickr.com/photos/ajanica/ |
Entretanto apareceram as máquinas (cafeteiras) de café, passando os trabalhadores a beber um copo de aguardente e um café.
O progresso não parou por aqui, em breve apareceram as pastelarias com os seus bolos e galões, logo atrás vieram os salões de chá, com as suas torradas, docinhos variados, guardanapos e toalhas de pano nas mesas.
Resultado do progresso? Pessoal a chegar tarde ao trabalho, desculpas para fazer pausas para irem ao café e um aumento de doenças várias devido ao ambiente propício para o bichanço que os bolos, galõezinhos e cházinhos de ervas, criam.
Outro péssimo resultado, a falta de resistência que criámos para a aguardente,assim como os homens depilados e mulheres sem bigode.
O progresso transformou este belo país numa terra de bêbados bechigosos que não servem para tirar fotocópias, quanto mais para lavrar a terra.
18 comentários:
Vê-se que é uma senhora jovem...
;)
Diria mais... Vê-se que é uma leide :)
Não esquecer a saborosa e nutritiva sopa de cavalo cansado, o pequeno almoço dos pequenitos, que ainda eram demasiado novos para o mata-bicho.
havia também o habito de, quando a sopa estava quente, rega-la com tinto para arrefecer...
havia lá bicho que resistisse? matavam-se todos!
Sisnando,
leide nova, senhora é a minha mãe ;)
RZ,
eles comiam essa sopinha porque acompanhavam as mães ao trabalho, as senhoras precisavam de paz enquanto trabalhavam a terra, cuidavam dos animais e outras coisas que se fazem no campo.
A sopa fazia dormir, matava os bichinhos, fazia crescer o pelo e retirava qualquer vontade de mudar de vida que os putos pudessem ter.
Vício,
essa não conhecia, caramba, aquilo é que eram tempos. Não havia gente doente, como agora. Passavas do saudável trabalhador, que contribui para a sociedade, para o morto.
Um bom mata-bicho foi sempre apreciado nas aldeias de Portugal!
Até as crianças tinham direito a chupetas enroladas em trapos encharcados em vinho adoçado com açúcar para ficarem calminhas e deixarem as mâes entregues á lida!
E concordo com os comentadores anteriores, se só agora soubeste o que é o mata-bicho é porque és muito jove!! ;)
:))
Anotado!
LOOOOOOOOOOOOOOOOOL :D aaah, já sei o que aconteceu às minhas fotocópias, então...
Malena,
sem falar que aliviava as gengivas quando os dentes começavam a aparecer.
Não vos quero induzir em erro no que diz respeito à minha idade, vou então ficar calada.
Ana,
não te lembravas onde as tinhas deixado?
Em rapazola, no auge da minha adolescência, foi adepto e praticante do mata-bicho original (só o bagaço ao nascer do sol), pelo menos duas vezes, que me lembre. Os três e únicos pêlos que tenho no peito são desse tempo...
Haviam de haver mais homens como tu, Roque ...
Eu cheguei a comer sopas de cavalo cansado, feitas pela minha avó que Deus tem.Não me lembro muito bem que era canininha, mas acho que aquilo é basicamente pão e vinho tinto. Daí a minha resistência ao alcóol, até aos dias de hoje. Daí também o facto de não me lembrar muito bem de quase nada a partir daquela bebida que, consoante o seu teor alcoólico, despoleta em mim aquela lembrança.
Não é, por conseguinte, que esteja bêbeda, estou é muito traumatizada. Muito.
nawita, estava mais a referir-me à tua frase "bechigosos que não servem para tirar fotocópias" :D
Oh pah... só eu é que nunca mata bichei à maneira original e nunca comi sopas de cavalo cansado... :(
seguindo a lógica da Isaíta, deve ser por isso q caio redonda no chão só com um shot de vodka... (num bar onde costumava ir eram famosas as "alminhas" -eram, porque da última vez q lá fui já não sabiam o q isso era...- um shot de vodka pura acompanhado de uma trinca em meio limão polvilhado com metade açucar metade café em pó... :D).
Agora que já deslindaste o mata-bicho podes fazer um escrito sobre "tocar ao bicho"? Ninguém me explica do que se trata :(
Tocar ao bicho?
nunca ouvi falar. vou investigar.
Porra juro juro q nao fiz de proposito.e que nem vi
http://umanovadesordempublica.blogspot.com/2011/03/gosto-muito.html
K,
no worries.
olha lá, sabes o que é tocar ao bicho?
Enviar um comentário