"Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive."

Exemplo de Cidadão


E pronto, está feito. Foram necessários 3 dias a tentar, um esforço enorme da minha parte para não desistir, vá, meio esforço. Enfim, a declaração dos meus parcos rendimentos acaba de ser entregue.
Estou habituada a ter que devolver ao estado entre os 300€ e 400€. Pela primeira vez, desde que cá estou neste nosso belo país à beira mar plantado, a simulação lá daquele coiso deles (desculpem, é o nervosismo), diz que tenho um valor a receber!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um valor exorbitante, acima do salário mínimo.
Vou passar o resto da minha vida angustiada, tenho a certeza de que, algures e por outro que não eu, um erro foi cometido.

Enquanto cidadã, não são os meus deveres que me assustam, mas sim os meus Direitos.

Enfim, vou tentar acalmar-me e voltar aos meus coelhinhos.

10 comentários:

Roque disse...

O meu será entregue no serão da próxima segunda-feira. Ando com um frio na barriga há dois meses...

lampâda mervelha disse...

O que recebo é logo gasto numa só noite. Uma pizza, tabaco, àgua tónica e café. Ehhhh... sou mesmo um estróina..

Nawita disse...

Roque,

só na segunda-feira? estás em regime especial? Isso explica o frio na barriga.

Sabiam que se a vossa entidade patronal tiver os pagamentos à segurança social em atraso, vocês não conseguem submeter a vossa declaração?

LM,
há que viver bem, sempre que posso também atiro moedas de cêntimo aos pobres, pela janela do meu carro.
é giro, estou, a cada dia que passa, com melhor pontaria.

Roque disse...

Sou um profissional por conta doutrem e um biscateiro por conta própria. Curiosamente, tanto num regime como noutro, sou um pobretanas. Só espero que o estado ache o mesmo...

Nawita disse...

o estado é pior do que uma mulher com as hormonas aos saltos. nunca sabemos o que nos vai fazer, se tratar bem, ignorar ou esfolar. sendo que, faça ele o que fizer, acabamos sempre por nos tramar.

Sisnando disse...

Sempre serviu para deixares os coelhos...

;)

Nawita disse...

Sisnando,

foi temporário, os coelhinhos vão voltar, prepara a panela ;)

Isa disse...

Espera até a Gata te ler.

Não quero falar de IRS nem de nada que me obrigue a pensar, ando farta fartinha de pensar e não chego a lugar nenhum. Gosto do teu exemplo de cidadão. Acho que todas deviamos ter como exemplo, um cidadão daqueles.

Pela Nação.


Ás armas!

Nawita disse...

Isa,

a Gata e eu fizemos um voto de coiso.

Eu escolhi aquele cidadão, porque é um cidadão daqueles que precisamos mais neste mundo, que paga os impostos, respeita os seus vizinhos e recicla.

Não de jeito nenhum tratar da nação hoje, pode ficar para próxima segunda?

Malena disse...

Ai que o IRS não interessa nada...e tal!!
Eu acho é que este cidadão exemplar vai ter muito que fazer este fim-de-semana com tantas mulheres a babar!! ;)